segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Björk organiza sessão de karaokê na Islândia


Björk canta "Love Will Tear Us Apart" do Joy Division


A cantora e compositora islandesa Björk organizou nesta quinta-feira (6) uma sessão de karaokê de três dias em Reykjavík para defender os recursos naturais da Islândia frente os interesses das multinacionais estrangeiras.
Seu objetivo é despertar a consciência ecológica de seus compatriotas e arrecadar assinaturas para a campanha que impulsiona há meses para revogar a venda da companhia energética estatal HS Orka a canadense Magma Energy.
Björk pretendia reunir 15 mil assinaturas, somadas as 20 mil que já apoiaram os recursos naturais da Islândia.
A presidente Jóhanna Siguroardóttir tinha dito anteriormente que se 15% dos eleitores islandeses, o equivalente a 35 mil pessoas, apoiassem uma iniciativa desse tipo, a luta não poderia ser ignorada pelo Governo.
"A voz do povo", como foi batizado o karaokê, começou às 15 horas tarde de quinta-feira (6/01/2011) na Casa Nórdica de Reykjavík e durou até a meia-noite durante três dias seguidos (até o dia 09/1). O abaixo-assinado já soma nesta madrugada de segunda-feira 46 mil assinaturas, tendo superado o patamar dos 35 mil necessários para o plebiscito.
Björk e o conhecido ecologista Ómar Ragnarsson foram os encarregados de abrir a maratona musical com um dueto no qual também participaram outros populares artistas islandeses e cidadãos comuns. "Recuperemos nossos recursos naturais com canções", defendeu Björk, encorajando seus compatriotas a participar do evento.

Um comentário: